Saber priorizar é um fator determinante para o sucesso da aplicação de qualquer tipo de recurso, seja ele humano, financeiro, material... especialmente quando os recursos nas organizações estão cada vez mais escassos. Priorizar ações significa fazer escolhas e, para toda escolha que é feita, há alguma coisa que foi deixada de lado, há um NÃO que foi dito.
Para ajudar a priorizar ações de maneira consistente, é fundamental estabelecer critérios claros de avaliação. Quando seguimos critérios definidos e acordados, o NÃO passa a ser dito pelo que foi previamente acordado e não por uma ou mais pessoas. Além disso, a tomada de decisão fica mais transparente para todos os stakeholders envolvidos.
Sustentabilidade tem que estar alinhada com a estratégia do negócio. Logo, as ações de sustentabilidade desenvolvidas não podem ser decididas aleatoriamente. Elas precisam ser estratégicas e gerar valor. Elas precisam estar conectadas com os temas mais relevantes para o negócio e seus stakeholders.
A matriz de materialidade é uma ótima ferramenta para o processo da seleção das ações de sustentabilidade mais relevantes. Em termos gerais, ela é a representação gráfica dos temas prioritários para a empresa no que diz respeito à sustentabilidade. São os temas que representam os maiores impactos e externalidades, tanto positivos quanto negativos, econômicos, ambientais e/ou sociais, que o negócio gera para a sociedade em geral.
Ao distribuir os temas na matriz conforme sua relevância para os diferentes stakeholders e para o negócio (saiba mais como construir uma clicando aqui), fica mais claro quais são realmente estratégicos para a organização e seus stakeholders, e fica mais fácil identificar o que deve ser priorizado no Planejamento Estratégico de Sustentabilidade e, consequentemente, nas ações de sustentabilidade da organização.

É importante observar que a matriz de materialidade deve ser revista periodicamente, junto com o planejamento, já que tanto seu negócio quanto o contexto em que ele está inserido estão em constante mudança.
Ficou alguma dúvida? Quer ajuda no mapeamento de stakeholders e na construção da matriz de materialidade? Entre em contato enviando uma mensagem para contato@sustentai.com ou clicando aqui.
Quer entender melhor sobre ferramentas e gestão da sustentabilidade corporativa? Estão abertas as inscrições para o PROGRAMA DE FORMAÇÃO AVANÇADA EM SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA, que vai tratar sobre esses temas já no seu primeiro módulo. Para saber mais, envie um email para Julianna Antunes (julianna@sustentai.com).