Sustentabilidade é uma jornada em que o compromisso vai se renovando e sendo aperfeiçoado. Para isso, é preciso muito trabalho. Não é uma jornada em linha reta, já que no percurso as chances de erros é grande.
Para ajudar você e sua organização a abrirem os caminhos da sustentabilidade, separamos 10 ferramentas que usamos para ajudar nossos clientes a evoluírem cada vez mais em direção ao estado da arte da sustentabilidade. Muitas, como você vai ver, pegamos emprestado de outras áreas de gestão e adaptamos para a sustentabilidade.
Aqui vão:
Matriz de Priorização - Usada para auxiliar a tomada de decisão, veio da Administração e da Engenharia de Produção.
Matriz Estratégica de Sustentabilidade - 100% Sustentaí. Usada para o Pré-planejamento, Diagnóstico de Maturidade, Gestão do Conhecimento em Sustentabilidade e Análise Estratégica da empresa.
Diagnóstico de Maturidade de Sustentabilidade - Mais uma 100% Sustentaí. Gera uma nota para a empresa em relação à maturidade da empresa em sustentabilidade. O ponto de partida para saber onde ela está na curva de maturidade da sustentabilidade e onde pode chegar. Usada no Diagnóstico e no Pré-planejamento do Planejamento Estratégico.
5 Bold Steps Vision - Esta é uma excelente ferramenta para desenho de visão que usamos no Planejamento Estratégico.
Backcasting - No Planejamento Estratégico, partindo de onde a empresa quer chegar, vemos o que é necessário fazer até o ponto em que ela está, conforme apontado pelo Diagnóstico.
Mapa da empatia - Sem conhecer bem seus stakeholders, não há como engajar. O pessoal do marketing sabe bem disso.
Matriz CSD - Ao reunir todas as Certezas, Suposições e Dúvidas, ela é ótima para alinhar conhecimento entre os participantes de um projeto e apoiar a Tomada de Decisão.
Sustainability Message Grid - Usada em Comunicação e Engajamento, ajuda na definição do que será comunicado para quem e como.
5 Whys - É muito comum nos enganarmos em relação ao real problema a ser resolvido, separando-o do sintoma. Esta ferramenta ajuda a ir fundo na definição do problema e na identificação das melhores métricas. Afinal, o que não é medido não pode ser gerenciado, correto. Usamos na definição dos Indicadores de Sustentabilidade.
E para fechar com chave de ouro, a LAIS, nossa inteligência artificial que mede o engajamento e a maturidade de sustentabilidade de colaboradores e empresas.
E aí, que ferramentas vocês usam?
Quer saber mais sobre a LAIS e como ela pode ajudar sua empresa a ser cada vez mais sustentável? Entra em contato mandando uma mensagem para [email protected] ou clicando aqui, e agenda uma demonstração.