Pedimos à nossa CIO, Julianna Antunes, para listar 10 livros de sustentabilidade que ela considere leitura indispensável para profissionais de sustentabilidade.
Em nossas redes sociais já fizemos menção a vários outros livros, muitas vezes não tão focados no tema, mas que trazem ideias que se conectam com a sustentabilidade. Aqui, como ela afirma, não são seus livros favoritos, mas os que ela considera leitura obrigatória para um profissional de sustentabilidade que investe em sua carreira.
01) A empresa sustentável (Andrew Savitz)
Porta de entrada da sustentabilidade corporativa. Para Julianna, este é o primeiro livro que deve ser lido. Apesar de já ter uns 15 anos, ele traz conceitos que, na verdade, só agora fazem sentido, como, por exemplo, a conexão de sustentabilidade com os processos.
02) Estratégias para sustentabilidade (Adam Werbach)
É o passo seguinte da conexão sustentabilidade e processos. É quando já se começa a entendê-la pelo viés da estratégia. Apesar de ter mais de 10 anos, continua sendo fundamental.
03/04/05) - Capitalismo natural, Capitalismo climático, Reinventando o Fogo (Amory Lovins, L. Hunter Lovins, Paul Hakwen)
Para a Julianna, é a trinca de ouro da sustentabilidade. Retorno financeiro, mercado de trabalho para sustentabilidade, modelo de negócios sustentáveis, mudanças climáticas, baixo carbono... tudo em livros de fácil leitura.
06) Canibais com garfo e faca (John Elkington)
Berço do triple bottom line, foi o primeiro livro a associar sustentabilidade e negócios.
07) Corporação 2020 (Pavan Sukhdev)
Por que o modelo econômico do séc XX deu errado? Por que as empresas do séc XXI terão de focar na geração de valor? Se essas perguntas não saem da sua cabeça, você precisa ler este livro.
08) The Natural Step (Karl-Henrik Robert)
Base para quem quer entender a sustentabilidade pelo viés da inovação. Segundo Julianna, o método desenvolvido para o Natural Step é algo simplesmente maravilhoso.
09) Lições de um empresário radical (Ray Anderson)
É a história do empresário Ray Anderson e sua peregrinação pela sustentabilidade, trazendo a sustentabilidade como impulsionadora da servitização na indústria.
10) O que os economistas pensam sobre sustentabilidade
Vale para ver como sustentabilidade ainda é tema periférico na economia ortodoxa, que é a que está levando o planeta ao esgotamento. O ESG não mudou isso.
Embora ainda não tenha lido, Julianna acha que vale deixar a dica dos últimos livros do Paul Hawken (Drawdown) e do John Elkington (Green Swan) que, por todo conteúdo que ela já acessou dos dois, esses dois livros teriam muita chance de ter entrado nessa lista.
Boa leitura!
Quer mais dicas sobre conteúdo de sustentabilidade? Confira também essas listas sobre TEDs e cursos EAD gratuitos sobre sustentabilidade.