O ESG está batendo na porta, sua empresa precisa apresentar resultados de sustentabilidade e os clientes e investidores não param de perguntar sobre como vocês estão lidando com questões como mudanças climáticas, emissões de carbono, resíduos, stakeholders etc.
Mas e agora? Bom, sem um planejamento que estabeleça metas e um caminho para chegar a elas, dificilmente sua empresa terá resultados concretos para atender todas essas demandas.
É preciso entender o momento em que sua organização se encontra (através de um diagnóstico), onde ela quer chegar (metas de sustentabilidade) e como fazer para chegar nos objetivos traçados (plano de ação), dentro do tempo estipulado.
Enfim, chegou a hora de renovar, ou mesmo criar do zero, o seu planejamento estratégico de sustentabilidade, um dos nossos carros chefe.
Como muitas organizações não tem o privilégio de ter o Sustentaí como parceiro neste processo e queremos ver cada vez mais empresas avançando na curva de maturidade da sustentabilidade, listamos abaixo 5 erros muito cometidos no desenvolvimento de planejamento estratégico de sustentabilidade para você evitar:
Fazer tudo em um grupo fechado e bem pequeno achando que vão agilizar o processo
Embora um grupo pequeno e coeso pareça mais fácil de gerenciar e, consequentemente, dê a ideia de que tudo acontecerá mais rapidamente, é um engano não incluir no desenvolvimento representantes das áreas que serão impactadas pela implantação do planejamento estratégico de sustentabilidade.
Se você vai precisar delas para o alcance das metas traçadas, melhor engajá-las desde o início. E mais, trazendo-as para o processo de criação, a empresa ganha visões diferentes para as questões que serão colocadas, oportunidades, riscos, desafios.... Não tenha dúvida. O tempo extra necessário para o desenvolvimento certamente será compensado com melhores resultados.
Não pensar na execução durante a fase de desenvolvimento do planejamento estratégico de sustentabilidade
Quer um exemplo? E se o único fornecedor de determinado material não estiver pronto para abraçar o programa de fornecedores sustentáveis, que está no seu PE, até o prazo determinado? Como sua empresa continua produzindo? A ideia do programa certamente é excelente e fundamental, especialmente porque está na cadeia de fornecedores uma das grandes dores da sustentabilidade nas empresas. Mas quem conhece a operação precisa estar envolvido na construção para que seja possível pensar na implantação, sem grandes percalços. Riscos e oportunidades? Talvez a operação tenha algo a dizer sobre isso. Engaje-a desde o início.
Não trabalhar o engajamento dos colaboradores na implementação do PE de sustentabilidade
O ser humano tem muito apreço por suas criações, então é comum acharmos que o que produzimos é tão incrível todos vão aderir, sem grande esforço. Pensar que a estratégia que está sendo criada é tão brilhante que as pessoas não só vão querer executar, como saberão exatamente o que fazer, é um erro muito comum.
Sem o engajamento devido, que inclui comunicação e capacitação dos colaboradores, a organização não “compra a ideia” e muito é deixado ao acaso. É fundamental trazer as pessoas para perto, comunicando, treinando e capacitando os colaboradores para que passem a olhar para um mesmo futuro comum e saibam como chegar até ele.
Esquecer o planejamento estratégico dentro da gaveta
Tudo muda o tempo todo. Como se diz por aí, essa é a única constante. Assim, tão importante quanto montar o seu planejamento estratégico é revisá-lo periodicamente. Com qual periodicidade? Isso vai depender do seu negócio. O importante aqui é ter em mente que ele não pode ficar de lado, tem que fazer parte constante das conversas e das decisões que vão sendo tomadas.
Achar que tudo vai sair como planejado
Não existe 100% de certeza de nada. Como dissemos acima, tudo muda. Importante lembrar que todo dia há um novo teste para as hipóteses que foram levantadas durante o PE e que é a execução que dirá se elas estavam corretas. É uma jornada que deve ter seu caminho constantemente revisado e corrigido.
O que você achou dessa lista? Consegue pensar em outras coisas que podem atrapalhar o seu planejamento estratégico de sustentabilidade?
O Sustentaí já desenvolveu o planejamento estratégico de sustentabilidade para diversas empresas. Com uma metodologia desenvolvida, testada e validada em vários clientes, entregamos em 35 dias úteis um planejamento contendo:
- Mapa de calor de ações de sustentabilidade relacionadas às diretrizes de negócios da empresa;
- Diagnóstico de maturidade de sustentabilidade com framework preenchido;
- Framework de acompanhamento do planejamento, contendo diretrizes de sustentabilidade, declaração de visão, plano de ação e indicadores;
- Análise estratégica da sustentabilidade da empresa com recomendações
Quer saber como o Sustentaí pode ajudar sua organização, incluindo o desenvolvimento do planejamento estratégico de sustentabilidade? Basta entrar em contato enviando uma mensagem para contato@sustentai.com ou clicando aqui.