Segundo Paulo Nassar, Diretor Presidente da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), no prefácio da nova edição do Guia de Comunicação e Sustentabilidade, do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), lançado no final de 2020, entre outras coisas, ela é estratégica para os negócios...
“Porque pode ampliar a consciência dos mais diversos públicos e da sociedade sobre as transformações sociais inerentes dos ambientes corporativos e seus impactos para além de seus muros.”
Mas e se não sabemos comunicar corretamente ou se usamos a comunicação como uma maneira de aparecer mais, enquanto fazemos menos?
Aspectos ESG e ODS estão cada vez mais na comunicação das empresas, sem que necessariamente haja um real entendimento do que essas siglas significam ou como estão conectadas ao negócio.
É importante que fique claro: Sustentabilidade é uma jornada longa, que pode ser especialmente difícil para empresas que nasceram sob moldes antigos e menos conectados com os desafios modernos.
Todas querem parecer conscientes e responsáveis, mas não se pode valorizar a mensagem mais impressionável em detrimento da mensagem certa, isto é, tentar parecer algo que não se é.
Pensando nisso, para ajudar sua organização a fazer uma excelente comunicação da sustentabilidade, listamos abaixo seis atitudes que tornam a comunicação da sustentabilidade mais crível e melhoram e muito o engajamento interno e externo com as empresas
- Humanize a comunicação da sustentabilidade - Lembra do nosso mantra? Empresa sustentável é feita de gente sustentável. Gente erra, empresa erra.... O que é feito de sustentabilidade nas empresas está longe da perfeição. Errar é humano. Já dissimular...
- Sustentabilidade é uma jornada - Ao comunicar uma ação de sustentabilidade, deixe claro que ela faz parte de uma jornada e, se for o caso, que ainda há muito a ser feito.
- Mostre o caminho da sustentabilidade - Sustentabilidade é bom pra todo mundo. Para o planeta. Para as empresas. Para a sociedade. Para as pessoas. Mostre como a sustentabilidade pode ajudar a todos, começando por você e pela sua organização.
- A base da comunicação é consumo responsável - O problema não é reciclar, é gerar resíduos. A solução não é fazer tênis de plástico retirado do oceano. Fazer isso e continuar trabalhando um marketing que incentiva as pessoas a consumirem sem responsabilidade é nada mais do que greenwashing.
- Sustentabilidade é para todos - O que é mais sustentável? Um milhão de pessoas deixando de comer carne para sempre ou 1 bilhão deixando de comer carne um dia por semana? Compre as brigas certas e foque na sustentabilidade possível. Sustentabilidade é comunicação de massa, não nicho.
- E para terminar, não tente, jamais, de maneira alguma, parecer algo que você não é - Seu público está muito informado e pronto para apontar o dedo se isso acontecer.
Sua organização está com dificuldade em fortalecer o tema da sustentabilidade internamente e ainda comunicar as ações sustentáveis que já executa?
Nós podemos ajudar. Quer saber como? Entra em contato clicando aqui.