Para ajudar você a responder a esta pergunta, colocamos abaixo duas questões para você considerar:
- A sustentabilidade aparece naturalmente nas conversas sobre os projetos e produtos que estão sendo desenvolvidos pela sua organização?
- Seus colaboradores aceitam facilmente participar das iniciativas de sustentabilidade que são propostas?
Ter colaboradores engajados com a sustentabilidade é fundamental para as organizações que desejam permanecer relevantes em um ambiente cada vez mais competitivo. Foi-se o tempo em que ser sustentável podia ser visto como uma opção. No entanto, é preciso muito mais do que o comando da alta liderança ou o anúncio de metas ambiciosas de redução de emissões para fazer com que a sustentabilidade passe a fazer parte do dia a dia da empresa. Vai ser preciso retreinar sua força de trabalho para adotar uma nova maneira de pensar e agir.
Sustentabilidade é sobre comportamento, tomada de decisão,
fazer escolhas mais conscientes dos seus impactos...
e isso não se muda de uma hora para a outra, apenas com um comando.
Como sustentabilidade é um valor que impacta a tomada de decisão, é importante considerar que o engajamento para sustentabilidade precisa estar adequado às demandas de sustentabilidade das diferentes funções e dos diferentes níveis hierárquicos. Para citar alguns exemplos: um diretor financeiro pouco engajado para o tema pode ter dificuldade de aceitar os benefícios de longo prazo de investimentos em sustentabilidade. Ou um colaborador, que seja indiferente ao tema, pode não ser capaz de transmitir aos seus clientes os diferenciais de sustentabilidade de seus produtos quando questionado pelos clientes.
Mas como saber o quanto cada colaborador está realmente engajado para sustentabilidade?
Foi pensando na necessidade dos nossos clientes de identificar o nível de engajamento para sustentabilidade dos colaboradores e o quanto este engajamento está adequado aos diferentes níveis hierárquicos e funções em cada organização que criamos a LAIS, uma inteligência artificial que mede nível de engajamento para sustentabilidade por meio de análise da percepção das pessoas.
Estamos falando de comportamento, lembra? A LAIS analisa o comportamento de cada colaborador, com base nas respostas que eles dão a cinco perguntas abertas sobre sustentabilidade, avalia seu comportamento e atribui a ele um dos perfis de comportamento que mapeamos. Ao final do processo, comparamos os perfis identificados pela LAIS para cada colaborador e o respectivo perfil esperado baseado na função e no nível hierárquico. O colaborador recebe seu perfil individual e a empresa um amplo relatório detalhando, entre outros, os pontos a serem trabalhados e as oportunidades de engajamento identificadas.
Dessa maneira, nós tangibilizamos o intangível, passando a ser possível medir o engajamento e ter dados concretos para avaliar como ele se comporta ao longo do tempo. Com as informações fornecidas pela LAIS, a organização pode atuar rapidamente para neutralizar os problemas críticos de engajamento identificados e melhor planejar suas ações de engajamento conforme os perfis identificados. Os colaboradores participam de ações de engajamento mais adequadas ao seu perfil individual e a organização passa a aplicar melhor seus recursos, tanto humanos quanto financeiros, ao obter melhores resultados com as ações realizadas. O caminho para a sustentabilidade ser tratada a nível estratégico do negócio está traçado e todos saem ganhando :)
Empresa sustentável é feita de gente sustentável.
Se a sustentabilidade é um valor para o seu negócio e sua organização não quer perder o bonde dessa nova era, entre em contato conosco. Saiba mais sobre como o Sustentaí pode ajudar sua organização mandando um email para [email protected] ou clicando aqui.