Como a Cultura Organizacional e a Cultura da Sustentabilidade se relacionam? Qual a sua importância para as empresas?
O que é Cultura Organizacional?
Muito tem se falado nos últimos 40 anos sobre Cultura Organizacional, quando o termo foi criado pelo professor Edgard Schein, do MIT, Harvard. Termo fundamental quando se fala de gestão de pessoas, Cultura Organizacional diz respeito ao conjunto de características de uma organização, incluindo seus valores, crenças e práticas adotadas no dia a dia. Esse conjunto de características irá impactar como a organização faz seus negócios e como lida com seus stakeholders.
A Cultura Organizacional é desenhada considerando-se questões como missão, valores e objetivos da empresa, entre outros. A partir deles, dá-se forma aos costumes e práticas diárias. Importante observar que tudo que for colocado no papel precisa ser legítimo e estar realmente conectado à realidade da empresa. A liderança precisa estar alinhada com a Cultura Organizacional já que é ela que dá o tom. Se seus colaboradores não se sentem seguros para se expressarem, por exemplo, não adianta colocar a comunicação e a inclusão como valores da empresa, sem antes fazer todo um trabalho para que isso seja efetivamente real.
Ao apresentar os valores e práticas de sua Cultura Organizacional, as empresas demonstram aos seus colaboradores, atuais e futuros, as bases com as quais devem agir. Desta forma, fica mais fácil para esses colaboradores identificarem se estão de acordo e serão capazes de se guiarem por esses valores ao longo de suas carreiras. Ao contratarem colaboradores que possuem valores alinhados com os seus, as organizações conseguem uma maior retenção de talentos, reforçando a Cultura Organizacional e diminuindo custos de contratação e treinamento de novos colaboradores.
Cultura Organizacional e Cultura de Sustentabilidade nascem juntas?
Especialmente para empresas que não nasceram com a sustentabilidade no seu DNA, inseri-la como um de seus valores demandará um grande esforço de engajamento, comunicação e capacitação. Ao entenderem como a sustentabilidade impacta seu dia a dia e como ela pode gerar valor para o seu trabalho, os colaboradores são capazes de incorporar seus conceitos na sua maneira de pensar e agir. Pouco a pouco, vai se formando uma Cultura de Sustentabilidade, com ela passando a fazer parte da forma de pensar e da tomada de decisão. Colaboradores engajados com a sustentabilidade fazem uma empresa sustentável. Ou como dizemos aqui, empresas sustentáveis são feitas de pessoas sustentáveis.
Para as empresas que já nasceram com a sustentabilidade em seu DNA, será mais fácil desenvolver a Cultura de Sustentabilidade, já que, se bem-feito o trabalho de seleção e contratação, todos os colaboradores já possuem a sustentabilidade como parte de seus valores. Será necessário, no entanto, certificar-se que os colaboradores possuem os conhecimentos necessários para desempenharem suas funções. Um diretor financeiro precisará ter, no mínimo uma visão de custo-benefício da sustentabilidade e saber identificar oportunidades. Um colaborador que trabalha na operação pode ter um conhecimento mais básico, focado mais nos processos e uso de recursos naturais.
Trabalhar o engajamento para os valores que formam a cultura de qualquer organização é ponto crítico para o desenvolvimento de qualquer tipo de cultura organizacional. Sustentabilidade, segurança, inovação, diversidade, o que for. Afinal, é cultura organizacional e não individual. É preciso que todos os colaboradores estejam engajados. Mas atenção: as razões que levam uma pessoa a se engajar em algum tema são absolutamente pessoais. É de dentro para fora, independente da área em que ela trabalha ou o nível hierárquico que ela ocupa. O engajamento é único. Além disso, o engajamento cresce linearmente, à medida em que o colaborador é submetido a experiências e capacitação.
Treinar os colaboradores é importante para o engajamento, mas colocar em uma sala 40 pessoas com diferentes motivações, diferentes perspectivas e diferentes entendimentos e padronizar a informação passada é o começo de um enorme desperdício de recursos, humanos e financeiros. Entender o perfil dos colaboradores, como eles absorvem conhecimento, a percepção que eles têm para a sustentabilidade e como se relacionam com ela no dia a dia é chave para o desenvolvimento da Cultura da Sustentabilidade na empresa.
Quer saber como ajudamos nossos clientes no desenvolvimento da Cultura da Sustentabilidade? Entre em contato e vamos conversar. Basta enviar uma mensagem para [email protected] ou clicar aqui.