Na próxima quinta-feira, dia 8 de junho, é celebrado Dia Mundial dos Oceanos. Comemorada desde 1992, a data tem como objetivo conscientizar sobre os benefícios que os oceanos oferecem à humanidade e nossas responsabilidades, individuais e coletivas, de usá-los de maneira sustentável para que este recurso esteja disponível para as gerações futuras.
Os oceanos cobrem cerca de 70% do planeta, abrigando a maior parte da nossa biodiversidade. Estima-se que, em 2030, 40 milhões de pessoas trabalharão em alguma atividade relacionada aos oceanos.
Infelizmente, problemas não faltam. Consumo de peixes de maneira insustentável (volume, métodos de pesca, desrespeito às espécies), mudanças climáticas, poluição, em especial com plástico, têm colocado à prova a capacidade dos oceanos de continuar sendo um recurso tão significativo para a vida do homem na Terra.
Pensando nesta data, selecionamos alguns documentários para ajudar você a entender mais sobre o assunto e reconsiderar questões como o descarte de embalagens plásticas de uso único e a origem dos peixes e frutos do mar que consome.
Embora essas duas questões possam parecer isoladas, elas têm grande conexão já que o lixo plástico se decompõe em minúsculas partículas no oceano e acabam ingeridas pela vida marinha e indo parar em nossa cadeia alimentar.
Vale pesquisar por outros filmes, séries e documentários sobre a vida marinha nas diversas plataformas de streaming disponíveis. Há uma grande variedade além dos que listamos abaixo.
- - Seaspiracy (Mar vermelho)
- - Chasing coral (Em busca dos corais)
- - A plastic ocean (Oceanos de Plástico)
Sua organização considera o impacto no meio ambiente, em especial nos rios e oceanos? Como é feito o aproveitamento de matéria prima para reduzir ao máximo o seu descarte e evitar que vá parar nos rios e oceanos? Os processos produtivos da empresa consideram aspectos de sustentabilidade?
Quer saber como podemos ajudar no desenvolvimento de cultura de sustentabilidade na sua organização? Entre em contato clicando aqui ou enviando um e-mail para [email protected] e vamos conversar!