A mudança de hábitos geralmente exige muito foco e determinação, sejam os hábitos relacionados à alimentação, prática de exercícios ou mesmo consumo.
Nessa hora, é fundamental entender os gatilhos que ativam a nossa vontade de fazer determinada coisa e como desarmá-los.
Aqui no Sustentaí temos especial interesse nos hábitos de consumo das pessoas, já que eles geram muito impacto no uso de recursos naturais e, consequentemente, na geração de resíduos.
Assim, queremos ajudar você a repensar os seus hábitos de consumo e para isso, estamos sugerindo que, antes de comprar alguma coisa, você se faça duas perguntas:
A primeira pergunta é:
Eu realmente preciso disso?
Com que frequência ele será usado? Tem certeza de que você não possui alguma coisa que já atende perfeitamente suas expectativas e você poderia passar sem comprar mais este item?
Para aumentar suas chances de refletir sobre as possibilidades, sugerimos não fazer a compra logo que dá vontade. Se está comprando online, por exemplo, salve o item no carrinho de compras e feche o site. Posso garantir que muitas vezes você vai até acabar esquecendo que queria ter feito aquela compra. Como diz o ditado popular, “vontade é coisa que dá e passa”.
A segunda frase é:
O que realmente eu mereço?
Essa frase é um contraponto ao famoso “Eu mereço”, muito comum após um momento de estresse, crises, ou mesmo quando se quer comemorar alguma coisa. Aí vem aquela vozinha e diz, “Mas você merece, afinal de contas acabou de ....”.
Nesta hora pergunte-se: “O que realmente eu mereço?”
Quando você pergunta isso, você se dá a chance de comparar o custo-benefício da compra do item, ou seja, os benefícios que você terá ao comprar em comparação com o custo de adquirir.
Esta compra vai fazer você ter mais dívidas? Precisar trabalhar mais para pagar e assim ter menos tempo para ficar com as pessoas que ama? Vai de alguma maneira impactar a sua saúde?
2020 foi um ano desafiador para todos e trouxe muitas reflexões relacionadas aos nossos hábitos de consumo e ao que deve ser valorizado.
Que em 2021 possamos fazer ainda melhores escolhas.