Afinal, ESG e Sustentabilidade são a mesma coisa? Não, não são. O slide abaixo traz um resumo das diferenças entre os dois.
Sustentabilidade é sobre comportamento, sobre valores, sobre pessoas passando a fazer novas conexões entre causa e efeito em relação aos seus hábitos de consumo, requer processos sustentáveis, é sobre tomada de decisão, é sobre estratégia de negócio e geração de valor.
A Sustentabilidade corporativa vai mexer no modelo de negócio e pode ser a porta de abertura para novos mercados. Vai demandar muito esforço de engajamento e desenvolvimento de cultura da sustentabilidade. Tem como objetivo melhorar a empresa por meio da sustentabilidade.
ESG é principalmente como o mercado financeiro está passando a incorporar os aspectos Sociais, de Governança e Ambientais na sua análise de exposição ao risco.
ESG vai influenciar a captação de recursos no mercado atrelando a metas de sustentabilidade e tem como principal foco apoiar a tomada de decisão dos "donos do dinheiro". É a gestão da sustentabilidade orientada para a demanda de acionistas e investidores. Seu foco está na redução dos riscos financeiros por meio da sustentabilidade.
Em comum, tanto ESG quanto Sustentabilidade precisam trabalhar o relacionamento com stakeholders. Um exemplo de como o ESG se conecta com os stakeholders pode ser encontrado na carta que Larry Fink, CEO da BlackRock, lançada no início de 2022.
O Sustentaí tem como missão democratizar o conhecimento de sustentabilidade e ajudar empresas a desenvolverem cultura de sustentabilidade. Por isso, volta e meia repassamos o que são esses dois conceitos e como eles se relacionam.
Com base na tabela lá no início do artigo, sua organização está fazendo sustentabilidade ou só de olho no ESG?
Quer ajuda com planejamento estratégico, diagnóstico de maturidade para sustentabilidade, engajamento, comunicação e capacitação para sustentabilidade?
Entre em contato e vamos conversar. Basta enviar uma mensagem para [email protected] ou clicar aqui.