Com os acontecimentos das últimas semanas, o ESG voltou a ser estampado em várias manchetes, com especial referência ao pilar Governança (G).

Mas o que é governança?
Governança corporativa é o conjunto de processos, responsabilidades, políticas, leis e instituições, decisões, costumes, ideias que determinam como uma empresa privada é administrada e ainda como pode ser monitorada. A governança corporativa irá influenciar diretamente o relacionamento com os diversos stakeholders e tem como objetivo criar um ambiente de negócios seguro e confiável, especialmente para as empresas de capital aberto.
É a governança que deverá garantir que os interesses da alta liderança da empresa investida e dos acionistas estejam sempre alinhados. Empresas que são conhecidas por uma governança corporativa forte são naturalmente mais interessantes aos olhos dos investidores pois, pelo menos desse ponto de vista, apresentam menos riscos à geração de retorno aos acionistas.
Como um dos pilares do ESG, a Governança é parte do grande guarda-chuva da sustentabilidade. E como comentou Julianna Antunes, nossa CIO, em um post no Linkedin, em relação ao caso das Lojas Americanas, “Não adianta criar área de sustentabilidade, não adianta criar comitê de diversidade e não ter transparência na sua prestação de contas.”
Transparência é valor básico da governança e, consequentemente, da sustentabilidade. A maneira como a empresa lida com a governança irá impactar diretamente no grau de maturidade da empresa em relação à sustentabilidade. Além da transparência, são avaliadas para identificar o grau de maturidade do pilar Governança questões como compromissos voluntários de sustentabilidade, engajamento com stakeholders, como a empresa lida com corrupção, relação com investidores, entre outras.
Sem uma cultura organizacional que faça com que os valores conectados à sustentabilidade e ao ESG estejam no ar que os colaboradores respiram e que garanta que a tomada de decisão está alinhada a esses valores, sempre haverá risco de desvios de rota. Sustentabilidade é muito mais do que uma área. Uma empresa só é sustentável quando possui colaboradores e processos sustentáveis. E cultura não nasce da noite para o dia. Ela precisa ser construída a partir de muita capacitação, comunicação e engajamento.
Quer saber como podemos ajudar sua empresa no desenvolvimento de cultura de sustentabilidade? Entre em contato e vamos conversar. Basta enviar uma mensagem para contato@sustentai.com ou clicar aqui.