Quando se fala em inovação, pode-se analisar por diversos ângulos. O da melhoria de processos, de novos produtos, novos modelos de negócios, ou mesmo uma grande disrupção, que abraça tudo junto ao mesmo tempo, com uma pitada de caos e certa destruição de mercado.
Inovação é uma das maiores aliadas da sustentabilidade corporativa e vice-versa. Simplesmente não faz sentido algum uma empresa pensar na inovação isolada da sustentabilidade.
Pensando na inovação de produtos, qual o sentido de lançar algo novo que não seja minimamente sustentável? Não tem lógica, nos dias de hoje, isso não ser default na indústria. Nem precisa ser um produto sustentável, mas pelo menos que cumpra os requisitos de sustentabilidade, desde o design até a ponta final.
A Nike tem um caso muito interessante sobre desenvolvimento de produtos e o sistema Making. Se tiver interesse, um dos episódios do SustentaíCast é sobre ele. Para escutar, clica aqui.
Sobre inovação em modelo de negócios, segue-se a mesma lógica: não faz sentido esse nível de inovação sem levar em conta a sustentabilidade. Por exemplo: de que adianta as montadoras de carro buscarem a reinvenção do setor sem levar em consideração o modelo de servitização aliado à tendência de eletrificação e do próprio vehicle to grid (V2G)?
É justamente na servitização, uma das maiores tendências da indústria do século XXI, que há a maior integração entre inovação e sustentabilidade.
Além do caso das montadoras citado acima, há também o caso de distribuidoras de energia que estão oferecendo gestão da minigeração de energia. Explicando: um prédio, um condomínio ou uma instalação industrial quer gerar a sua própria energia. A empresa é contratada para fazer o plano de geração e a gestão da energia produzia buscando a maior eficiência possível no menor custo... tudo isso tendo como pano de fundo a energia limpa e renovável.
Enfim, embora ainda se fale muito de sustentabilidade conectada a melhoria de processos, o futuro está na integração inovação e sustentabilidade num nível infinitamente mais sofisticado que passa pelo modelo de negócios.
Conseguiu pensar em como conectar inovação e sustentabilidade no seu negócio? Precisando de ajuda, conta com o Sustentaí. Só clicar aqui e entrar em contato.