Em termos gerais, matriz de materialidade é a representação gráfica dos temas de sustentabilidade importantes para uma empresa. Nem sempre valorizada, ela é uma poderosa ferramenta de gestão que auxilia, e muito, na tomada de decisão e no planejamento estratégico da sustentabilidade.
Veja como fazer a matriz de materialidade
A construção da matriz de materialidade de uma empresa, de forma resumida, inclui:
- Relacionar os principais impactos e externalidades gerados para a sociedade pelo negócio, sejam eles econômicos, ambientais e/ou sociais;
- Identificar quem são seus principais públicos de interesse;
- Com a participação dos principais públicos de interesse identificados, relacionar os itens materiais mais relevantes e prioritários;
- Revisar com base na visão estratégica da empresa os itens materiais mais importantes e críticos;
- Construir a matriz de materialidade distribuindo os temas selecionados conforme sua relevância para os stakeholders e a importância para o negócio.
É importante observar que ela deve ser revista periodicamente já que tanto seu negócio quanto o contexto em que ele está inserido estão em constante mudança.
E aí? Ficou alguma dúvida? Quer ajuda no mapeamento de stakeholders e na construção da matriz de materialidade? Entra em contato clicando aqui.