• Home
  • Ação
  • LAIS
  • Conteúdo
    • SustentaíNews
    • SustentaiTube
    • SustentaíCast
  • Cursos
    • Cursos
    • Área do Aluno
  • Divã
  • Sobre Nós
  • Clientes
  • Parceiros
  • Contato
Menu
  • Home
  • Ação
  • LAIS
  • Conteúdo
    • SustentaíNews
    • SustentaiTube
    • SustentaíCast
  • Cursos
    • Cursos
    • Área do Aluno
  • Divã
  • Sobre Nós
  • Clientes
  • Parceiros
  • Contato
Facebook-square Instagram Youtube Spotify Linkedin Blog
Todas as notícias

O Reporte das Emissões de GHG e os Escopos 1, 2 e 3

  • POSTADO EM 05/04/2022
Escopos 1 2 3 e o reporte das emissões

Seja por estarem mais conscientes de que precisam se adaptar aos novos tempos, seja por pressões externas relacionadas aos critérios ESG (Ambiental, Social e de Governança, na sigla em inglês), cada vez mais empresas estão fazendo o reporte das emissões de GHG (Greenhouse Gases, gases de efeito estufa/GEE em português) e anunciando compromissos com a redução de emissões de gases de efeito estufa e como irão abraçar uma economia de baixo carbono, contribuindo assim para frear as mudanças climáticas.

Há as que anunciam buscar emissão negativa de carbono ou uma pegada negativa de carbono, o que significa planejam remover da atmosfera um volume de gases de efeito estufa maior do que liberaram. Algumas estão buscando zerar suas emissões líquidas ou chegar a “zero líquido”. Neste caso, o objetivo é remover da atmosfera o mesmo volume de gastes de efeito estufa que liberaram. Um terceiro grupo fala em compensar o carbono emitido. São aquelas que não conseguem diminuir ou zerar suas emissões e veem “compra de créditos” de outras empresas, cujos modelos de negócio geram emissões negativas, ou no financiamento de projetos plantio de árvores, por exemplo, a solução para diminuir seu passivo ambiental.

Mas afinal, como são calculadas essas emissões de gases de efeito estufa que as empresas buscam diminuir ou até mesmo zerar e que farão parte do reporte de GHG?

A emissão de gases de efeito estufa (GEE) é inerente à vida pós-revolução industrial, em especial quando consideramos atividades que dependem da queima de combustíveis fósseis. O consumo de água e energia, o uso de matéria prima, transporte, o uso da internet... tudo tem como consequência a emissão de gases de efeito estufa. Respirar libera CO2 e hoje somos quase 8 bilhões de pessoas no mundo liberando CO2. Mas tudo isso seria “contornável” se não estivéssemos consumindo os recursos naturais num ritmo maior do que o planeta consegue regenerar.

Bom, voltando ao cálculo das emissões de GHG (Greenhouse Gases, gases de efeito estufa, em português), é importante dizer que existem emissões diretas e indiretas, e, que, de acordo com GHG Protocol (Greenhouse Gas Control), estão divididas em escopos 1, 2 e 3, conforme explicado abaixo:

Emissões de Escopo 1

Sua contabilização para as emissões da empresa é obrigatória e leva em consideração as emissões geradas diretamente pelas operações da própria empresa. Aqui as emissões são provenientes de fontes que pertencem ou são controladas pelas empresas. 

Emissões de Escopo 2

Sua contabilização para as emissões da empresa também é obrigatória e leva em consideração as emissões indiretas, geradas pela energia elétrica adquirida e consumida pela própria companhia, incluindo eletricidade, vapor, calor e refrigeração.

Emissões de Escopo 3

O cálculo das emissões classificadas como escopo 3 é voluntário. Aqui entram as emissões indiretas não incluídas no escopo 2 provenientes da operação e da cadeia de valor da empresa, ou seja, emissões ligadas a extração e produção de matéria-prima, gestão de resíduos, logística, uso final dos produtos, entre outros.

A terceirização de serviços e meios de produção, sendo uma importante oportunidade para redução de custos das empresas, faz com que muitas vejam parte importante das suas operações passarem dos escopos 1 e 2 para o 3, cuja inclusão no cálculo é voluntária. Uma empresa, por exemplo, que terceiriza para o Google seus serviços de processamento e armazenamento em nuvem irá deixar de considerar toda a energia consumida para fazer os centros de armazenamento e processamento funcionar que teriam sido incluídos no escopo 2 já que eles passam a serem considerados escopo 3. O que isso significa? Que as emissões totais da empresa irão cair barbaramente, caso ela não reporte do escopo 3, ficando muito mais fácil e barato compensar ou zerar suas emissões.

Assim, quando uma empresa lança suas metas relacionadas a emissão de gases de efeito estufa, deve-se olhar atentamente como está sendo feito o cálculo e ainda como a empresa planeja avançar na redução das suas emissões. 

Compensar comprando créditos para que possa continuar poluindo não deixa ninguém bem na fita, apenas mostra que o negócio é lucrativo o suficiente para que ela possa comprar créditos de terceiros. Reduzir suas emissões “terceirizando o problema”, da mesma forma, não gera os efeitos necessários para seja possível impedir que o planeta continue aquecendo.

Reportar emissões e fazer planos para reduzi-las é certamente fundamental, mas sem transparência e compromissos sérios, pouca diferença fará. As empresas precisam reformular seus modelos de negócios e abraçar a economia de baixo carbono. É preciso começar a gerar impacto positivo, ou seja, deixar uma contribuição positiva a partir de sua operação. Ao contrário do que a maioria imagina, economia de baixo carbono não significa eliminar setores economicamente importantes, mas ambientalmente sujos. Significa, apenas, que a tecnologia e a inovação estão à disposição para melhorar ou, se preciso for, transformar esses setores.

Sua organização está fazendo reporte das emissões de GHG? O inventário e o estabelecimento das respectivas metas de redução fazem parte do planejamento estratégico de sustentabilidade? O Sustentaí possui uma metodologia exclusiva que entrega em 35 dias úteis o planejamento estratégico para a sustentabilidade da sua empresa. Quer saber mais? Entre em contato enviando uma mensagem para contato@sustentai.com ou clicando aqui.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR

Loading...
comunicação para sustentabilidade

Sua organização comunica bem a sustentabilidade?

Como você responderia esta pergunta: Sua organização comunica bem a sustentabilidade? Ela funciona como um...
Saiba Mais
sustentabilidade e cenários futuros

Sustentabilidade e os cenários futuros

Um cenário com temperaturas mais altas, chuvas intensas e secas mais severas pode impactar negativamente...
Saiba Mais

CNPJ: 41.701.504/0001-16

Telefone: (21) 97921-8067

Email: contato@sustentai.com

Política de privacidade

REDES SOCIAIS

Facebook-square Instagram Youtube Spotify Linkedin Blog

Gestão da Mudança para Sustentabilidade

Sustentabilidade é um caminho sem volta e as empresas estão descobrindo os seus benefícios para os negócios. Desenvolver a cultura da sustentabilidade e inseri-la no DNA da empresa é um desafio que envolve a mudança de todos.

O Sustentaí prepara a sua empresa para fazer essa mudança para um modelo de gestão mais sustentável em que a sustentabilidade está atrelada à estratégia e à geração de valor para o negócio.

O processo é dividido em quatro blocos: planejamento, criação da rede da mudança de sustentabilidade (comitê/conselho de sustentabilidade e patrocinadores), comunicação e treinamento.

Ao final do processo, a empresa tem um plano de ação para gestão de riscos e impactos, um plano de comunicação que engaje os colaboradores neste processo, uma matriz de priorização de treinamentos e um módulo de treinamentos construídos e aplicados.

Os treinamentos são customizados para cada cliente, considerando estrutura de níveis hierárquicos e funções e a indústria em que o cliente está inserido.

Capacitação, treinamentos e
palestras de sustentabilidade in company

Para potencializar resultados e geração de valor, é crítico que todos os colaboradores entendam como a sustentabilidade se relaciona à sua rotina de trabalho.

Além de formatos tradicionais, como workshops, treinamentos e palestras personalizados, o Sustentaí usa a gamificação e a criatividade para capacitar e engajar para a sustentabilidade. Desenvolvemos:

  • Trilha do conhecimento indicando as competências de sustentabilidade necessárias de acordo com o nível hierárquico e a área dos colaboradores, com treinamentos fora da caixa e sustentabilidade aplicada à rotina de trabalho.
  • Palestras, cursos rápidos e workshops para diferentes níveis hierárquicos com temas relacionados à sustentabilidade nas empresas, sempre com muito debate e mão na massa. O estudo de caso utilizado é do cliente ou relacionado ao negócio do cliente.

Entre em contato e solicite a lista dos temas disponíveis. Também é possível fazer solicitação de cursos/workshops customizados.

Planejamento Estratégico / Diagnóstico

O Sustentaí sabe o desafio de fazer um planejamento estratégico de sustentabilidade. Nossa metodologia exclusiva entrega em 35 dias úteis o planejamento estratégico para a sustentabilidade do cliente.

O que entregamos:

  • Mapa de calor de ações de sustentabilidade relacionadas às diretrizes de negócios da empresa
  • Diagnóstico de maturidade de sustentabilidade e framework preenchido
  • Framework de acompanhamento do planejamento, contendo diretrizes da área, declaração de visão, plano de ação e indicadores
  • Análise estratégica da sustentabilidade da empresa com recomendações

É possível realizar em separado as atividades de diagnóstico de maturidade e o workshop de planejamento

Cultura da Sustentabilidade

Uma empresa não é sustentável porque possui a área de sustentabilidade. Ela é sustentável porque seus processos são sustentáveis e seus colaboradores são engajados para a sustentabilidade.

O Sustentaí trabalha dando o suporte para empresas na transição para um modelo de gestão sustentável, potencializando o engajamento e desenvolvendo uma cultura de sustentabilidade.

Quando a cultura de sustentabilidade está instalada, os projetos nascem naturalmente considerando aspectos de sustentabilidade. Isso acontece porque a sustentabilidade deixa de ser reativa, para resolver problemas gerados por práticas não sustentáveis.

Cultura de sustentabilidade instaurada significa que a sustentabilidade faz parte do processo de tomada de decisão.

Cultura de sustentabilidade é desenvolvida com comunicação e treinamento feitos de maneira recorrente e adequados ao público-alvo, tanto em forma quanto em conteúdo

Uso de cookies

Ao continuar navegando no nosso site, você aceita nossa política de privacidade.

Divã da Sustentabilidade

O Divã da Sustentabilidade é o programa de mentoria do Sustentaí.

O Divã é para você que:

Quer desenvolver visão estratégia e de negócios para a sustentabilidade

Precisa tomar decisões relacionadas à sustentabilidade na empresa

Está em transição de carreira e quer trabalhar com sustentabilidade (principalmente se vem da área ambiental)

Gostaria de um suporte para o TCC, dissertação ou tese

Quer que o seu negócio tenha como base os princípios de sustentabilidade

Programa customizado de acordo com os SEUS objetivos. Para mais informações a respeito do Divã, entre em contato.

Para mais informações

Não perca as novidades do Sustentaí. Assine nossa Newsletter.

LAIS

O Sustentaí acredita que são os colaboradores que fazem uma empresa sustentável ou não. Com a LAIS, auxiliamos nossos clientes na construção de seu DNA para sustentabilidade por meio da transformação das pessoas através da tecnologia.

A LAIS é uma inteligência artificial que mede o engajamento para sustentabilidade por meio de análise da percepção e emoção. Ela gera um grande volume qualitativo de dados, possibilitando que os clientes tomem decisões mais estratégicas, impactando positivamente seus modelos de negócio.

Como funciona a LAIS:

Os colaboradores respondem a cinco perguntas abertas de sustentabilidade

A rede neural analisa as respostas e estabelece um perfil para cada colaborador, baseado em seis níveis de comportamento

A LAIS gera um diagnóstico detalhado para o usuário

As empresas acessam o relatório e comparam os resultados de acordo com o engajamento esperado para o nível hierárquico e a área do colaborador

A LAIS cria um relatório geral para a empresa, com análise do engajamento para a sustentabilidade, apontando gaps a serem trabalhados

Alguns benefícios de utilizar a LAIS:

  • Entendimento real das forças e fraquezas de sustentabilidade da empresa a partir da análise das pessoas
  • Criação de um plano de engajamento e comunicação da sustentabilidade assertivo e direcionado de acordo com o perfil dos colaboradores
  • Monitoramento e controle do engajamento para a sustentabilidade
  • Sustentabilidade tratada no nível estratégico da empresa

 

Quer saber mais sobre a LAIS? Entre em contato conosco e solicite uma demo.

Para mais informações

Engajamento

Criatividade para sustentabilidade

Temos soluções de engajamento que mesclam criatividade, inovação e sustentabilidade, onde os participantes terão contato com abordagens inovadoras, além de experimentarem novos pontos de vista de sustentabilidade corporativa.

Entre em contato conosco para conhecer melhor cada uma delas.

Iniciativas disponíveis:

Soluções para os problemas de sustentabilidade

Sustentabilidade fora da caixa

Desenhando o futuro da sustentabilidade

Garagem da sustentabilidade

Sustainlab

Agenda positiva da sustentabilidade

Criação da agenda positiva da empresa, transformando ações em grandes histórias de sustentabilidade. Identificamos as iniciativas com maior potencial de engajamento interno e externo e criamos as histórias em diversos formatos (texto, vídeo, podcast, twitter, stories, post nas redes sociais).

Para mais informações

Educação

Trilha do conhecimento para a sustentabilidade

Criamos a trilha do conhecimento para as empresas, indicando as competências necessárias de sustentabilidade de acordo com o nível hierárquico e a área dos colaboradores. Além disso, elaboramos um programa de capacitação com treinamentos fora da caixa e sustentabilidade aplicada à rotina de trabalho.

Cursos e workshops de sustentabilidade in company

Cursos rápidos e workshops para diferentes níveis hierárquicos com temas relacionados à sustentabilidade nas empresas. A metodologia do Sustentaí segue a fórmula de muito debate e muita mão na massa. O estudo de caso utilizado é do cliente ou relacionado ao negócio do cliente.

Cursos/workshops disponíveis*:

  ●  Comunicação e sustentabilidade

  ●  Formando líderes sustentáveis

  ●  Gestão da mudança para a sustentabilidade

  ●  Introdução à sustentabilidade corporativa

  ●  Mapeamento e gestão de stakeholders

  ●  Criação de cidades sustentáveis (workshop exclusivo para escolas ou eventos com presença de crianças e adolescentes)

 

* É possível fazer solicitação de cursos/workshops customizados

Palestras in company

O Sustentaí possui um programa de palestras voltadas para a sustentabilidade aplicada à realidade das empresas. Elas alcançam os mais diversos níveis hierárquicos e permitem a participação do público, com espaço aberto para debate.

Palestras disponíveis*:

  ●  Funcionário sustentável, empresa sustentável

  ●  Líder sustentável

  ●  O que é sustentabilidade corporativa?

  ●  Sustentabilidade e inovação

  ●  Sustentabilidade e RH

* É possível fazer solicitação de palestras customizadas

Para mais informações

Consultoria

Planejamento Estratégico

O Sustentaí possui uma metodologia exclusiva que entrega em 35 dias úteis o planejamento estratégico para a sustentabilidade do cliente.

O que entregamos:

Mapa de calor de ações de sustentabilidade linkadas às diretrizes de negócios da empresa

Diagnóstico de maturidade de sustentabilidade e framework preenchido

Framework de acompanhamento do planejamento, contendo diretrizes da área, declaração de visão, plano de ação e indicadores

Análise estratégica da sustentabilidade da empresa com recomendações

É possível realizar em separado as atividades de diagnóstico de maturidade e o workshop de planejamento.

Gestão do Conhecimento

Você já se deu conta que muitas vezes as áreas de uma empresa fazem ações de sustentabilidade e não se dão conta disso? Pior, nem a própria área de sustentabilidade fica sabendo!

O Sustentaí desenvolveu uma ferramenta que permite mapear as ações de sustentabilidade dos clientes. Com isso, identificamos os benefícios gerados por essas ações e definimos as que podem ser replicadas para outras áreas ou unidades operacionais.

O que entregamos:

Matriz estratégica de sustentabilidade com as ações mapeadas

Framework com o registro das ações e classificação de acordo com os benefícios gerados

Priorização das ações mapeadas com potencial de replicação

Para mais informações