Três verbos muito importantes para a sustentabilidade começam com a letra R. São eles: REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR. Eles não aparecem nesta ordem de graça. Estão em ordem de relevância em relação ao comportamento sustentável e a como devemos encarar tanto nossos resíduos quanto nossos hábitos de consumo.
Começando, então, do fim da cadeia: RECICLAR
RECICLAR é muito importante, pois significa que o produto que chegou ao fim de sua vida útil será transformado em matéria prima e voltará a fazer parte do processo produtivo, dando vida depois a um novo bem de consumo.
Só que não é tão simples assim. Infelizmente, a reciclagem nem sempre é possível. Nem todo material que pode ser reciclado, pode voltar para a ser matéria prima.
Papel usado para fabricação de jornais, por exemplo, não pode ser mais o papel jornal pois já foi misturado com tinta. É preciso considerar que uma nova matéria prima nasceu.
Se o papel estiver sujo de alimentos, produtos químicos ou gordura, também não poderá ser reciclado como papel pois o esforço de separar as fibras do papel do restante não compensaria. E para branquear o papel, então? Vai demandar muita água e produtos químicos, causando muito impacto no meio ambiente.
As embalagens, por exemplo, geralmente combinam papel e tipos de plástico diferente. Quando a embalagem é descartada, seria necessário separar estes materiais e destinar para processos de reciclagem diferentes.
Infelizmente, no Brasil, 98% do que descartamos não chega a ser reciclado, pois ou o descarte é feito de maneira errada, ou, simplesmente, não temos os meios de fazer com que o produto descartado chegue até a um ponto de reciclagem.
Assim, consumir algum produto, mesmo os que possuem selo de reciclável ou reciclado, contando que os resíduos gerados pelo consumo vão ser reciclados não é sustentável.
REUTILIZAR
REUTILIZAR significa que um produto que chegou ao fim de sua vida útil será destinado a outro uso. Este é o caso, por exemplo, de pallets de madeira, muito comuns na indústria, e que podem virar móveis, entre outras coisas. Ou uma calça que é transformada em uma bolsa, ou mesmo em outra roupa. Ou pneus, que são usados como partes de brinquedos ou material de proteção para barcos.
Nesse caso, não há transformação do produto em matéria prima. No caso do pallet, por exemplo, ele continua sendo o mesmo, apenas recebendo algum tratamento diferente ao ser transformado em móvel.
E vale lembrar que durante o processo de “reutilização”, como saída para dar essa esticada na vida útil do produto, haverá o consumo de novos recursos naturais, energia, combustível... e impacto no meio ambiente, coisas que estamos querendo diminuir.
Reutilizar alguma coisa, certamente dá uma vida mais longa para o produto, fazendo com que ele demore mais a ser descartado, mas, ainda assim, chegará o dia em que ele será descartado. E quando essa hora chegar, é importante que o descarte seja feito de maneira correta, evitando que ele vá parar em um lixão e gere impacto para o meio ambiente.
Projetos de LOGÍSTICA REVERSA implementados pelos fabricantes são muito importantes tanto na RECICLAGEM quando na REUTILIZAÇÃO, pois diminuem muito as chances do descarte errado e ainda ajudam a alongar a sua vida útil, através da reciclagem ou mesmo da reutilização.
Mas por que REDUZIR é tão melhor?
REDUZIR está ligado a enxugar. Quando você reduz o consumo, por exemplo, você reduz:
- O consumo de matéria prima que seria utilizada para fabricar os produtos;
- O consumo de energia e outros recursos naturais necessários para a fabricação;
- O combustível (provavelmente fóssil) necessário para o transporte;
- O descarte de embalagens que, por não serem descartadas corretamente e recicladas, vão parar nos lixões;
- O desperdício já que você consumindo menos, provavelmente vai aproveitar melhor o que consome;
- O geração de resíduos; e até mesmo
- A necessidade de reutilizar e de reciclar.
Entendeu como REDUZIR é muito mais poderoso do que REUTILIZAR e RECICLAR?
Aliás, só para reforçar, RECICLADO e RECICLÁVEL não são a mesma coisa.
Material RECICLÁVEL é aquele que tem potencial para ser reciclado em algum momento do ciclo de vida. Já o RECICLADO, é um produto feito de materiais que já foram usados anteriormente e voltaram a ser matéria prima.
Consumidores e empresas tem um papel fundamental na redução do impacto no meio ambiente e devem trabalhar juntos nisso.
As empresas pensando em toda a cadeia de produção (da concepção do produto, incluindo matérias primas, embalagem, transporte..., até o descarte final) para que seus processos e produtos gerem cada vez menos impacto no meio ambiente, e consumidores cobrando das empresas esta mudança e escolhendo produtos mais sustentáveis e fazendo o uso e o descarte corretos.
Quer ajuda com a revisão dos processos para torná-los mais sustentáveis? Entre em contato para saber mais.