Alta competição pelo espaço da comunicação institucional e ainda a dificuldade de fazer os conteúdos de sustentabilidade chegarem aos quatro cantos da empresa. Dois dentre os tantos desafios de comunicar a sustentabilidade e engajar, apoiando o desenvolvimento de cultura de sustentabilidade, que costumamos ouvir nas conversas com nossos clientes.
Reverberou aí?
Nunca se competiu tanto pela atenção do leitor. E, com tanto conteúdo sendo oferecido, ficam as perguntas: Como fazer uma comunicação genuína da sustentabilidade sem aquele tom chato da autopromoção ou, no pior dos casos, parecer greenwashing? Como assegurar que o seu conteúdo irá sobressair e engajar o leitor, ficando na memória dele e gerando o resultado esperado? Como vencer a competição com outras pautas institucionais, mesmo considerando o interesse pelas pautas ESG?
Uma ferramenta de comunicação muito eficiente é o storytelling. Sim, contar histórias. Desde sempre o Homem contou histórias como maneira de passar conhecimento e entreter. Somos atraídos pelas histórias e os sentimentos que elas geram. Mas atenção, na comunicação institucional vai funcionar desde que sejam histórias verdadeiras, relevantes e despertem conexão, sentimentos, curiosidade...
A Agenda Positiva
Para ajudar as empresas com os desafios de comunicar a sustentabilidade e engajar stakeholders, o Sustentaí sugere a criação da AGENDA POSITIVA, em que ações de sustentabilidade da empresa são transformadas em grandes histórias e contadas em diversos formatos. Com a AGENDA POSITIVA, a comunicação da sustentabilidade passa a ter unidade, pois parte de um fio condutor. Além disso, é feita com linguagem acessível para que possa ser contada por qualquer pessoa; responde às necessidades reais do cliente; e pode ser contada em diversas plataformas (redes sociais, canais internos, comunicação com stakeholders). Tudo isso inserido em um plano de comunicação, com marcos e KPIs.

O case Rio2016
Para ficar mais claro, aqui vai um exemplo de case desenvolvido pelo Sustentaí: AGENDA POSITIVA para a RIO 2016, a organização dos Jogos Olímpicos no RJ.
Durante a preparação dos Jogos Olímpicos Rio 2016, uma pesquisa identificou que as pessoas não sabiam muito bem o que era a sustentabilidade dos Jogos, que havia muita confusão entre o que era responsabilidade dos Governos e do comitê organizador (Rio 2016), e ainda estava muito viva na memória o pouco que havia sido feito de sustentabilidade na Copa do Mundo, realizada no Brasil dois anos antes.

Assim, o trabalho a ser feito tinha como objetivo:
- Apoiar a conquista da adesão aos Jogos por meio de iniciativas de sustentabilidade;
- Buscar suporte na experiência de patrocinadores e apoiadores; e
- Evitar que a comunicação fosse reativa e defensiva.
Considerando o fio condutor:
“Os Jogos Rio 2016 ficarão marcados na história como os Jogos que darão impulso para a prosperidade das pessoas, das organizações, da cidade e do planeta.”
Foram pesquisadas histórias para compor a Agenda Positiva em que:
- O Comitê Rio 2016 ajudava, apoiava, colaborava, mas não realizava sozinho;
- As ações geravam impacto positivo em diversos stakeholders;
- O legado deixado pelos Jogos era o protagonista; e
- Se encaixassem dentro das seguintes narrativas:

O Manual de Compras Sustentáveis
Um exemplo de ação selecionada foi o “Manual de Compras Sustentáveis”, uma iniciativa inédita dos Jogos Rio 2016, lançado em parceria com o CEBDS e mais 40 empresas, que impulsionou o desenvolvimento de uma metodologia para análise de fornecedores que ia além dos critérios comerciais, valorizando fornecedores e produtos que buscavam se diferenciar por meio de práticas mais sustentáveis.
Com base em todas as narrativas e ações selecionadas para serem apresentadas, foi criado um plano de comunicação que incluiu ações como rodas de conversas, treinamento de porta-vozes e permitiu que a sustentabilidade pautasse as áreas de comunicação... convergindo para uma maior aceitação dos Jogos junto aos públicos interno e externo.
Contar histórias de sustentabilidade tende a inspirar as pessoas a fazer ações de sustentabilidade, gerando mais histórias que geram mais ações... em um ciclo infinito. A Agenda Positiva pode ser uma grande aliada para superar os desafios de comunicar a sustentabilidade e engajar pessoas.
Quer saber mais sobre o trabalho feito para os jogos Rio 2016 e como o Sustentaí pode ajudar na comunicação e no engajamento das pautas ESG / Sustentabilidade da sua empresa? Entre em contato mandando uma mensagem para contato@sustentai.com ou clicando aqui.