Há uma crença errada de ser uma empresa sustentável custa caro. De que para ser sustentável é preciso ter muitos recursos financeiros e humanos para custear projetos maravilhosos.
Só que não é. Mesmo!
Sustentabilidade é, antes de tudo, um processo de transformação de valores e mudança de comportamento. É compreender que o planeta já não comporta mais os excessos cometidos no passado e que é preciso repensar a maneira de comprar, produzir, negociar e vender.
Sendo assim, o que você, empresário, gestor, colaborador..., pode fazer que para sua empresa seja mais sustentável sem precisar de grandes investimentos e, no médio/longo prazo, sentir até mesmo que está tendo retorno financeiro com essas ações?
Mostramos aqui seis sugestões simples para começar a implementar a sustentabilidade que podem parecer pouco, mas que fazem toda diferença:
- Evitar o desperdício
- Diminuir a geração de resíduos
- Fazer coleta seletiva e destinação correta de resíduos
Pausa na lista para falar dessas três ações simples e totalmente interligadas. Sustentabilidade é sobre preservação de recursos naturais, fazendo o melhor uso deles. Quando evitamos o desperdício, estamos retirando menos recursos naturais do meio ambiente para produzir nossos bens e serviços. Ao diminuir a geração de resíduos, estamos diminuindo o impacto da empresa sobre o meio ambiente. Se gerar resíduos for inevitável, e geralmente é, que eles sejam devidamente coletados e separados para que possam ter a destinação correta, o que inclui não só a reciclagem, mas também o reuso. Lembra dos 3 Rs da sustentabilidade? Você pode saber mais sobre isso clicando aqui.
Voltando à nossa lista...
- Rever seu consumo de energia
Aparelhos antigos ou instalações velhas podem estar drenando sua energia e aumentando o seu consumo. Faça revisões frequentes e, quando for a hora de trocar algum equipamento, busque aqueles que são mais eficientes do ponto de vista energético e, consequentemente, mais econômicos. Faça campanhas internas para que seus colaboradores desliguem a luz e apaguem os monitores quando não estiverem sendo usados. Além disso, reconsidere a fonte de energia utilizada, sempre buscando fontes mais limpas. O investimento em energia solar, por exemplo, no médio prazo se paga e sua empresa passa a impactar menos o meio ambiente por estar consumindo uma energia renovável e que gera menos emissões de gases de efeito estufa.
- Consumir água de forma responsável
Assim como no caso da energia, é preciso revisar suas instalações para identificar possíveis vazamentos. Fazer campanhas com seus colaboradores para que se conscientizem sobre a questão do desperdício de água também é fundamental, para o seu caixa, que irá sentir a diferença quando o consumo cair e junto com o valor da conta, e para o planeta, já que a água é um recurso finito e fundamental para a nossa existência. Lembrando que sustentabilidade está conectada sempre ao consumo de recursos naturais e o impacto que isso tem sobre o planeta.
- Revisar processos buscando melhorias
Embora seja um item fundamental para a sustentabilidade, deixamos a revisão dos processos por último pois nela, na verdade, está na base de tudo que foi dito acima. Sim! Processos são a alma da empresa e, ao revisá-los, para que considerem o uso dos recursos naturais e os seus impactos no meio ambiente, estamos promovendo a sustentabilidade, nas empresas e nas nossas vidas também. Passar o pente fino nos processos ainda vai gerar uma folga no caixa da empresa. Acredite.
Como dizemos por aqui, empresa sustentável é feita de pessoas e processos sustentáveis.
Voltando à pergunta... Ser uma empresa sustentável custa caro?
Não, não custa caro. Demanda antes de tudo um novo olhar para tudo que a empresa faz, como ela consome, como se relaciona com seus stakeholders, como produz, como vende... E isso, qualquer empresa, de qualquer porte, independente de recursos financeiros e humanos, pode e deve fazer. O planeta agradece e o caixa também.
No Sustentaí temos várias ferramentas de diagnóstico para empresas que querem entender seus impactos, rever processos, fazer um diagnóstico de maturidade em relação à sustentabilidade, desenvolver sua área de sustentabilidade... Quer saber mais? Mande um email para contato@sustentai.com ou entre em contato clicando aqui.
Você já conhece nosso novo canal no Instagram voltado para profissionais de sustentabilidade ou em transição de carreira? Clique aqui!