Orçamento de sustentabilidade, ou melhor, a falta dele, sempre foi uma questão.
Em uma pesquisa que fizemos com 90 tomadores de decisão em sustentabilidade nas empresas, orçamento limitado esteve entre os três temas mais críticos identificados por eles nas suas empresas. Os outros dois foram baixo engajamento e área enxuta. Se considerarmos que muito dessas outras duas questões poderiam ser resolvidas com um orçamento mais robusto, fica claro como a sustentabilidade corporativa sofre com a falta de recursos.
Mas para trabalhar com sustentabilidade eu preciso saber a diferença entre custo, despesa e investimento? A resposta é sim, seria bem interessante que você entendesse isso.
Primeiro, como os orçamentos das empresas estão cada vez mais apertados, a maneira como é vista a aplicação dos recursos financeiros vai fazer toda a diferença, não só na sua disponibilidade, como na maneira como você vai poder argumentar sobre a necessidade e a aplicação deles.
Segundo, porque estamos em tempos de ESG, assunto de investidores e área financeira em geral. Você quer saber conversar com eles? Tenha uma noção mínima de gestão financeira e contabilidade. Entenda de orçamentos, de como os resultados da empresa estão evoluindo... E busque entender sobre como a sustentabilidade poderia fazer a diferença nisso tudo.
Voltando aqui às despesas, custos e investimentos...
Na gestão de empresas sempre vai haver recursos financeiros que entram e saem do caixa. E é importante dizer que tudo que acontece no “Financeiro” é consequência de uma decisão que foi tomada em outra área da empresa. O Financeiro não tira pagamentos ou recebimentos da cartola. Ele paga, pois, foram compras, contratações... que foram autorizadas em outras áreas. O mesmo acontece com a entrada de recursos. O Financeiro está fazendo a parte dele nessa jornada, fundamental, diga-se de passagem, gerindo os recursos, lidando com normas contábeis etc para que a empresa não pare de funcionar.
Mas vamos às definições...
Despesa e Custo – De forma BEM GERAL, são saídas de caixa essenciais ao funcionamento das empresas e que podem estar ou não relacionadas à produção. No caso das Despesas, são os gastos feitos nas áreas comercial e administrativa de uma empresa, independente do que é produzido e entregue aos clientes. Já no caso dos Custos, seriam as saídas de caixa que estão diretamente ligadas ao volume de produção de bens e serviços da empresa.
E os investimentos?
Investimento – Embora para realizar investimentos seja necessário que haja uso de recursos da empresa e, consequentemente, saídas de caixa, diferente das Despesas e do Custo, aqui há a intenção de que a aplicação de recursos traga retornos financeiros no futuro. Ou seja, há a pretensão de que o valor aplicado em determinada ação se pague ao longo de determinado tempo e, depois, passe a gerar lucro.
Afinal, sustentabilidade é despesa, custo ou investimento?
Quando falamos que sustentabilidade é investimento, estamos querendo dizer que ela tem o potencial de trazer lucros futuros ao longo do tempo.
Uma indústria, por exemplo, que consome água na sua produção. A manutenção das instalações de água ou a troca de equipamentos seria despesa/custo ou investimento?
Se pensarmos que a troca do equipamento ou a reforma a ser feita irá gerar redução no consumo e essa redução significará valores menores a serem pagos ao longo do tempo, contribuindo para um melhor resultado financeiro da empresa, então pode-se considerar um investimento, já que existe a expectativa de que haja ganhos futuros.
E a empresa fará sustentabilidade, já que irá economizar água, recurso natural importante e fundamental para o planeta e seu negócio.
Olhar para a organização com as lentes da sustentabilidade buscando identificar onde ela poderia fazer a diferença deve ser um exercício diário de todo profissional, não apenas da área de sustentabilidade. Lembre-se, empresa sustentável é feita de pessoas sustentáveis e pessoas sustentáveis querem processos sustentáveis. Um processo de cada vez. Uma área de cada vez. Até que a cultura de sustentabilidade tenha chegado a toda a empresa.
Quer saber como o Sustentaí tem ajudado seus clientes a evoluir nessa jornada, se tornando cada vez mais sustentáveis? Entre em contato mandando uma mensagem para [email protected].