Se você não tem certeza, mas acha que a resposta certa é “SIM”, saiba que muita gente boa também acha que sustentabilidade e ESG são a mesma coisa.
Só que ESG e sustentabilidade são duas coisas diferentes e é muito importante que a diferença entre os dois fique clara. Quer ver?
ESG é a sigla, em inglês, para Meio Ambiente (E), Social (S) e Governança (G), e diz respeito a aspectos dos negócios conectados a esses temas com potencial de afetar a capacidade das empresas de continuarem a operar, gerar negócios, empregos e resultados, impactando seu relacionamento com diferentes stakeholders como colaboradores, clientes, fornecedores, investidores...
Embora não seja um conceito novo, o ESG ganhou força a partir do momento que o mercado financeiro entendeu que precisava olhar além dos resultados financeiros das empresas como indicador da sua capacidade de remunerar os acionistas e passou a incorporar tais questões nas suas análises de risco.
Detalhando cada um dos componentes do ESG, temos:
E de Environment, ou meio ambiente, em inglês
Refere-se a como a empresa interage com o meio ambiente. Aqui, entre outros critérios, analisa-se as fontes de energia utilizadas pela empresa, como ela trata seus resíduos (geração e descarte), seu impacto no meio ambiente, emissões de carbono... Uma empresa que não está atenta aos impactos ambientais de seus negócios, por ex., não está fazendo gestão de risco corretamente já que pode ser obrigada a pagar altas multas e até mesmo perder a licença para funcionar.
S de Social
Diz respeito a como a empresa impacta a sociedade e a comunidade em que está localizada. Como ela se relaciona com a comunidade e com seus colaboradores e como lida com questões como segurança, saúde, diversidade no quadro de colaboradores... são alguns dos critérios analisados. Uma empresa que ignore questões sociais pode ter problemas de reputação, de relacionamento com fornecedores e clientes e ver reduzida sua capacidade de reter talentos, entre outros.
G de Governança
Está relacionado a como a empresa é gerida, seus processos e gestores. O foco aqui está, por exemplo, nas políticas e práticas que governam a empresa, a diversidade nos conselhos, seus processos contábeis, políticas anticorrupção e de ética e como está distribuído o seu controle acionário.
Mas e a sustentabilidade?
No Sustentaí, trabalhamos a sustentabilidade de forma abrangente e orientada para negócios. Assim, nosso entendimento não é o da sustentabilidade corporativa pelo viés ambiental, social ou econômico e nem a simples junção destes três pilares. Seguimos o modelo de visão sistêmica amplamente difundido pelo físico austríaco Fritjof Capra.
Como apresentamos na imagem abaixo, a sustentabilidade é um grande guarda-chuva que inclui o ESG, mas inclui também análise de risco, gestão da mudança, processos, inovação, gestão de stakeholders...
Além disso, a sustentabilidade não é posta em prática por uma área isolada, mas a partir das relações entre as diversas áreas da empresa e da geração de valor obtida com essas relações.
Independentemente da natureza do negócio e da forma como as áreas atuam, toda a empresa, todos os colaboradores podem e devem contribuir para a sustentabilidade e para um maior equilíbrio entre pessoas, corporações e planeta. Afinal, como dizemos...
Empresa sustentável é feita de pessoas e processos sustentáveis.
Sustentabilidade é sobre comportamento, sobre valores, sobre pessoas passando a fazer novas conexões entre causa e efeito. Ela precisa fazer parte dos processos da empresa, independente da área (operação, RH, marketing...). É sobre tomada de decisão, estratégia de negócio e geração de valor. A Sustentabilidade corporativa vai mexer no modelo de negócio e pode ser a porta de abertura para novos mercados. Ela vai demandar muito esforço de engajamento e desenvolvimento de cultura da sustentabilidade.
Pensando nas definições de sustentabilidade e ESG acima, a empresa em que você trabalha está fazendo sustentabilidade ou só surfando na onda do ESG?
Quer ajuda com planejamento estratégico, diagnóstico de maturidade para sustentabilidade, engajamento, comunicação e capacitação para sustentabilidade? Entre em contato e vamos conversar. Basta enviar uma mensagem para [email protected] ou clicar aqui.
Ah, e se você acha que sustentabilidade e ESG são apenas para grandes empresas, dá uma olhada nesse outro post clicando aqui. Falamos sobre isso lá.