Um dos grandes mitos da sustentabilidade é achar que é um movimento top-down.
Sustentabilidade tem que fazer parte da cultura da empresa, e, funciona melhor se for middle-up-down. Ou seja, começa na gerência média, sobe para alta liderança e desce para a operação.
Por que isso?
Porque é do meio para baixo que a empresa acontece. É onde se descobre se o que foi decidido a portas fechadas pelos executivos realmente funciona. Deixa de ser teoria e passa a ser vida real. Além disso, seja top-down ou middle-up-down, para qualquer mudança dar certo, é fundamental engajamento permanente. Nada de só distribuir brindes em datas comemorativas.
Sustentabilidade envolve mudança. Na forma de trabalhar, negociar, se relacionar, e de valores. Pessoais e profissionais.
Então, mesmo que a alta liderança tenha dado a ordem de incorporar a sustentabilidade ao negócio, sem começar engajando o “middle”, raramente vai dar certo.
Está difícil engajar seus colaboradores para a sustentabilidade?
Temos a resposta para suas dores: LAIS, nossa inteligência artificial que analisa e diagnostica o perfil de engajamento dos colaboradores, de forma individual e coletiva, classificando-os conforme 6 perfis de comportamento, do "do contra" ao agente de mudança.
Quer saber mais? Entra em contato clicando aqui que a gente explica.