Seria a sustentabilidade o caminho mais seguro para lidar com os possíveis cenários futuros?
Terminamos o mês de julho com as temperaturas mais quentes já registradas na história. No hemisfério norte, a onda de calor veio acompanhada de inundações, incêndios, estradas rachando, encanamentos derretendo... Para quem está no hemisfério sul, as previsões não são boas para o 2o semestre de 2023, com expectativa de temperaturas muito altas, que devem significar chuvas muito fortes, principalmente no sul do Brasil, e secas mais intensas no Nordeste e até na Amazônia.
Será que estamos realmente preparados para eventos extremos como esses e cada vez mais recorrentes? E o seu negócio, incluindo os meios de produção e consumo dos quais ele depende para continuar gerando valor, está preparado para esse futuro não tão distante que precisa lidar com mudanças climáticas mais constantes e menos previsíveis?
Somado a esse julho escaldante, tivemos na semana passada o Dia de Sobrecarga da Terra, que marca a data do ano em que as demandas por serviços e recursos naturais em determinado ano passam a superar a capacidade da Terra de se regenerar. Ou seja, desde o dia 3 de agosto entramos no cheque especial. Desde a década de 70, a data acontece cada vez mais cedo. Em 1970, 29 de dezembro. Em 2000, início de outubro. Agora já estamos ali entre o fim de julho e o início de agosto.
Como os recursos naturais dos quais dependemos, como pessoas ou empresas, irão reagir às mudanças climáticas, com temperaturas mais altas, fortes chuvas ou secas cada vez mais intensas?
Ter um novo olhar para os recursos naturais e como eles são usados para atender às necessidades de produção e consumo é vital. Uma empresa sustentável considera possíveis cenários e como ela precisa se posicionar para enfrentar cada um deles. Rever processos para que integrem práticas sustentáveis, reconsiderar fontes energéticas mais limpas... devem estar nas agendas de empresas de todos os portes.
O planejamento estratégico da sua empresa inclui as questões de sustentabilidade mais relevantes para o negócio? Como está sua materialidade? Tem certeza de que os stakeholders corretos participaram da sua construção? Seus colaboradores estão preparados para tomar decisões com base nas melhores práticas relacionadas à sustentabilidade? Eles entendem como o ESG impacta o seu dia a dia?
Uma empresa sustentável faz muito mais do que doar canecas ou plantar árvores. Ela investe na capacitação de seus colaboradores para que estejam preparados para esses possíveis cenários e consigam tratar os respectivos riscos. Colaboradores capacitados para sustentabilidade entendem como a sustentabilidade impacta o seu dia a dia e os resultados da empresa. Para eles, a sustentabilidade passa a ser o caminho mais seguro para lidar com os possíveis cenários futuros.
Sustentabilidade é tomada de decisão e comportamento e isso pode e deve ser ensinado. Mas é preciso investir em educação e treinamento das equipes, desde o nível operacional até a alta liderança. Embora seja ideal que todo o capital humano da organização tenha pelo menos um conhecimento básico de sustentabilidade, cada nível hierárquico e área da empresa tem diferentes necessidades em relação ao conhecimento de sustentabilidade.
No Sustentaí, apoiamos nossos clientes tanto no desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade que geram valor para o negócio quanto em treinamentos com objetivo de levar a sustentabilidade para a tomada de decisão e para a prática no dia a dia de cada colaborador.
Quer fazer sustentabilidade que gera valor para o seu negócio? Entre em contato enviando uma mensagem para [email protected] ou clicando aqui e vamos conversar.