A tecnologia é grande parte de nossas vidas. Estamos o tempo todo conectados a aparelhos que demandaram muita matéria prima para serem fabricados e muita energia para se manterem funcionando. Mas afinal, a tecnologia é um desafio ou uma oportunidade para a sustentabilidade?
A Tecnologia Sustentável nas Empresas
Nas empresas, quando se pensa em tecnologia e sustentabilidade, uma questão chave é a eficiência energética. E as ações vão desde planejamento para utilização plena de servidores, passando por cloud computing e chegando a ações simples, como a conscientização dos funcionários a não deixarem o monitor em standby.
Junto à oportunidade da eficiência energética, a tecnologia traz o grande desafio da TI sustentável, que diz respeito à geração de lixo eletrônico. O descarte incorreto gera grande impacto no meio ambiente ao contaminar solos, rios e oceanos. No entanto, é importante lembrar que muitas soluções que impactam a sustentabilidade e o uso de recursos naturais se tornam cada vez mais possíveis a partir da tecnologia, como os e-commerces de resíduos e o rastreamento de matérias primas, apenas para citar alguns. Mudanças no processo de aquisição de equipamentos ou de reutilização deles podem ser o caminho para gerar menos impacto no meio ambiente, e também redução de custos da operação.
Outra coisa que a tecnologia vai permitir é o maior uso de energia renovável por conta do smart grid, um sistema de energia elétrica que utiliza a tecnologia da informação para fazer com que a rede seja mais eficiente, confiável e sustentável. Por meio do smart grid, há mais segurança no sistema elétrico, menos perdas na transmissão de energia, pode-se usar a energia solar e a eólica com mais segurança porque não tem risco de queda quando não há sol ou vento.
Já na nossa vida pessoal...
Até mesmo na nossa vida pessoal, tecnologia e sustentabilidade se aliam potencializando o consumo responsável. A tecnologia está ajudando a desmaterializar a sociedade e a própria economia. A tecnologia permitiu condensar em um smartphone várias funções que são úteis no nosso dia a dia. Menos equipamentos significa menor extração de cobre, de prata, de ouro, de uso de grande quantidade de energia, de plástico, lembrando que o plástico vem do petróleo... Mas atenção, nada de cair na cilada de ficar trocando de smartphone a cada ano. Estamos falando aqui de consumo responsável, que inclui ainda a oferta cada vez maior de serviços voltados para compartilhamento de produtos, serviços de aluguel ou sites de compra e venda.
Mas afinal, a tecnologia traz mais desafios ou oportunidades para a sustentabilidade?
Sustentabilidade, mais uma vez, é sobre tomada de decisão e otimização dos recursos naturais. Se bem utilizada, SIM, a tecnologia gera grandes oportunidades para a sustentabilidade de maneira geral.
Quer ajuda com desenvolvimento de cultura de sustentabilidade e com o avanço da sustentabilidade na sua empresa? Entre em contato mandando uma mensagem para contato@sustentai.com ou clicando aqui e vamos conversar.